ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A partir de segunda-feira (26), até o dia 06 de novembro, estão abertas as inscrições do Projeto “ON” da Fundação Cultural de Uberaba, para premiação de propostas culturais a serem transmitidas em ambiente virtual com vistas ao preenchimento da programação cultural do Município. Trata-se de uma das modalidades das ações emergenciais ao setor cultural em virtude da Lei Federal nº14.017/2020 Lei Aldir Blanc. O Edital de Chamada Pública, publicado no Porta Voz desta sexta-feira (23), estará disponível gratuitamente no site http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/galeriaarquivosd,portavoz,arquivos,2020
Segundo o presidente da Fundação Cultural, Marcelo Palis de Vasconcelos o inciso III da Lei prevê vários lançamentos incluindo editais, chamadas públicas, aquisição de bens e serviços dentre outros. Nesse aspecto, artistas, técnicos, produtores culturais, dentre outros, deverão fazer propostas, performances ou produtos artísticos e culturais, em conteúdo digital, que podem ser apresentações, cursos, oficinas, clipes, e-books, vídeos e outros não especificados. Contemplem uma ou mais expressões artísticas, como: dança, teatro, literatura, performance, circo, artes plásticas, fotografia, patrimônio, cultura afro, cultura popular, música, audiovisual, arte digital, artesanato, produção e criação entre outras não especificadas, para o público infantil ou adulto.
Palis informa que podem ser propostas, a realização de atividades de qualificação e/ou aperfeiçoamento de técnicas relacionadas à área cultural. Esse caso abrange principalmente os trabalhadores do chamado bastidores (técnicos de som, iluminação, elétrica, cenografia palco e outros).
A princípio, de acordo com o presidente, serão contemplados 100 trabalhos que receberão valores de R$ 3 mil. Os recursos financeiros disponíveis para esta modalidade correspondem ao montante de R$ 450 mil.
Para participar as pessoas devem acessar e tomar conhecimento do Edital 01 - Cultura On - Lei Aldir Blanc, disponível no Porta Voz e no site www.culturauberaba.com.br. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição e encaminhar a documentação solicitada no Edital, preferencialmente por e-mail cadastramento.fcu@gmail.com ou labuberaba.fcu@gmail.com ou na sede da FCU, na Praça Rui Barbosa. Ao fazer isso deverá detalhar sua proposta.
Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, que seja agente cultural, artista e/ou produtor cultural e/ou técnico da área artística e cultural. Ou Pessoa Jurídica que são as empresas ou instituições, com ou sem fins lucrativos, que comprove o caráter artístico e/ou cultural.
Estar cadastrado na base cultural da Fundação Cultural de Uberaba. Caso algum proponente não possua o cadastro, poderá realizá-lo através do endereço eletrônico: www.culturauberaba.com.br. Precisa também comprovar atuação na área artística e cultural por meio do Currículo.
A lista dos resultados da análise técnica será divulgada no Porta Voz, sendo de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização dessas informações. A lista final dos selecionados e classificáveis será homologada pelo Presidente da Fundação Cultural de Uberaba, e será divulgada no Diário Oficial do Município.
Segundo Marcelo Palis, a Lei Aldir Blanc é o fomento da cadeia produtiva do setor cultural, sendo que ele foi um dos mais afetados nessa pandemia. “É o pessoal que trabalhava nas noites, nas boates e bares que, com a pandemia e consequente fechamento dos locais de entretenimento e lazer sofreu impacto direto em suas vidas”, disse.
Para o presidente esse recurso vai dar uma injeção muito boa para ajudar aqueles que tiveram essas dificuldades. “A Fundação espera que a aplicação desses recursos possa dar um fôlego para o setor”, concluiu.
Fique atendo no Cronograma:
Jorn. Maria Cândida Sampaio
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h