ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A atividade especial faz parte do encerramento do ano letivo para integrantes do Projeto Labor
Vinte alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Educação Especial e Labor viajaram em excursão para conhecer obras do artista Cândido Portinari, no estado de São Paulo, nesta terça-feira (17). A equipe de assessoras pedagógicas e coordenação do projeto fazem a supervisão dos participantes. A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva, oferece a arteterapia inserida no contexto educacional, como cuidado da saúde dentro das práticas inclusivas.
A atividade é com alunos escolarizados do Projeto Labor que visitarão a Igreja Matriz de Batatais-SP (Santuário Bom Jesus da Cana Verde). Em seguida, farão passeio pela praça da matriz para sessão de fotos e socialização, e seguem para Brodowski, a cidade natal do artista, onde farão visita ao Museu Casa de Portinari.
Em abril deste ano, os alunos estudaram a vida e obras de Cândido Portinari. Diante disso, a arteterapeuta Graça Machado passou para o papel o conjunto de informações verbalizadas pelos alunos. Como alguns alunos não escrevem/leem, Graça escreveu o que os meninos falavam e expressavam. Desse ordenado de falas saíram poesias.
Uberaba é polo na orientação, formação das políticas públicas e no trabalho com a educação nos 39 municípios de abrangência. A coordenadora pedagógica do Projeto Labor, Janaína Lopes Gomes, explica que essa viagem é o encerramento das atividades letivas de 2019. “Além da inclusão, as nossas ações objetivam a promoção humana e social de quem possua algum tipo de deficiência. Oferecer um currículo flexibilizado possibilita que eles tenham vida em sociedade e uma rotina mais dinâmica, além da preparação para o mercado de trabalho”, declara Janaína.
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h