ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Realizada na última quarta-feira (07), em São Basílio, palestra com técnicos da Secretária Municipal do Agronegócio - Sagri levando informações sobre o Programa de Biosseguridade aos produtores de frango caipira daquela localidade. Participaram 11 pessoas.
A Sagri, através da zootecnista Renata Serafim e do engenheiro agrônomo, Fábio Teixeira tem realizado levantamento das condições de criação de cada propriedade e as técnicas para limpeza e desinfecção dos criatórios. Trata-se de trabalho conjunto com o Departamento de Inspeção Municipal, coordenado por Luiz Otávio Queiroz, tendo como responsável técnica a veterinária Thalia de Camargo Alves Salge.
“Foram abordados todos os cuidados necessários com a saúde, temperatura do ambiente, qualidade da água, desinfetantes, entre outros, para melhorar as condições de saúde e aspecto sanitário no momento do abate”, destacou a zootecnista.
Atualmente, oito criadores produzem e entregam aves no Mini Abatedouro. Os planteis dos frangos da raça Label Rouge variam de 120 a 300 animais por produtor.
Conforme Renata Serafim a maior dificuldade desses produtores é encontrar padronização da dieta, pois esse é um processo que demanda custo e nem todos estão preparados financeiramente.
A zootecnista também destacou a importância da substituição correta de ração por outros produtos sem perder a qualidade alimentar e acima de tudo a exigência nutricional de cada fase da ave, com o mesmo teor de energia e proteína nessa correlação.
A partir de agora, salienta Renata, haverá rigor maior nos programas que estão sendo executados, para que todas as etapas sejam cumpridas, visando melhores resultados. “A Sagri continuará fazendo o acompanhamento e prestando a devida assistência técnica aos produtores daquela comunidade. Eles não estarão sozinhos em momento algum”, concluiu.
Jorn. Rubério Santos
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h