ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Em Brasília, o prefeito Paulo Piau esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nessa terça-feira (23), onde conseguiu definir reunião de trabalho a ser realizada em Uberaba nos próximos quinze dias. O tema refere-se às rodovias BR-050 e BR-262 e todas as obras de mobilidade urbana e segurança, inclusive viaduto, retornos e passarelas, entre outras necessidades que não estavam previstas no projeto de concessão, mas que são fundamentais para o cidadão de Uberaba e região.
A reunião de trabalho acertada com o prefeito Paulo Piau e a diretoria da ANTT, em Uberaba, contará com a presença dos dois grupos empresariais que ganharam as concessões das BRs 050 e 262. O consórcio Planalto -- formado por seis empresas de engenharia -- foi o vencedor do leilão do trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais. A Triunfo Participações e Investimentos (TPI) ganhou a concessão da BR-262, trecho de 546,3 km que se inicia no entroncamento da BR-153 até o entroncamento com a BR-381, em Minas Gerais.
No semestre passado, a pedido do prefeito, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) levantou e apresentou um estudo detalhado de todas as necessidades de Uberaba no que se refere às intervenções viárias visando à melhoria da mobilidade urbana (lista abaixo).
O prefeito Paulo Piau disse que a discussão em Uberaba vai possibilitar que todos os esclarecimentos técnicos sejam amplamente discutidos, levando em conta tudo o que o município precisa com toda a transformação prevista. “Tivemos um ótimo posicionamento da ANTT, tanto na reunião do mês passado, quanto agora, que culminou com a aceitação do convite que fizemos para que possamos discutir e decidir sobre os interesses do município numa questão tão importante para Uberaba”, disse o prefeito.
Intervenções levantadas pela Seplan e apresentadas à ANTT pelo prefeito Paulo Piau, no mês passado.
· Iluminação complementar no trecho compreendido entre o Catetinho e o Rio Caçu;
· Passarela para pedestres interligando os bairros Chica Ferreira e Alvorada;
· Sistema viário composto de viaduto e alças para acesso a ZPE – Zona de Processamento de Exportação;
· Adequação do acesso ao Conjunto Alfredo Freire;
· Sistema viário de interseção da BR 050 com a av. Empresarial;
· Implantação de vias marginais e transposição da ferrovia no trecho compreendido entre a interseção das BR 262 e BR 050 (km 180,00), até o km 186,50 – Catetinho
· Implantação de vias marginais e transposições nos segmentos faltantes no trecho compreendido entre a interseção das BR 262 e BR 050 (P/Campo Florido), até o Caçu;
· Passarela para pedestre interligando os bairros Alfredo Freire ao Distrito Industrial I;
· Implantação de barreira New Jersey nos segmentos faltantes do trecho compreendido entre o Catetinho e o Rio Caçu;
· Sistema viário composto de viaduto ou passagem inferior e alças para interligação dos bairros Pacaembu/Beija-flor ao Hylêa Parque, inclusive acessos à BR 050;
· Construção dos túneis (dois sentidos) sob ferrovia km 795,20;
· Iluminação complementar entre o Residencial 2000 e a Copervale;
· Viaduto de acesso aos bairros Jockey Park e Du Park;
· Sistema viário de interseção da BR 262 com a estrada de acesso a Capelinha do Barreiro;
· Sistema viário de interseção da BR 262 com a estrada de acesso para a cidade de Veríssimo;
· Implantação de barreira New Jersey no segmento compreendido entre o acesso ao Jockey Park e a interseção com a BR 050 (Bairro Estrela da Vitória);
· Implantação de retornos operacionais, no máximo a cada 5 km, para atendimento, principalmente, das necessidades de acesso às fazendas lindeiras.
Jornalista Reginaldo Cangussu
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h