ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Prefeitura Municipal de Uberaba, através das secretarias municipais de Infraestrutura, Trânsito e Transportes e Defesa Civil realizou na manhã desta sexta-feira mais uma ação de limpeza em imóvel abandonado na Rua Tobias Rosa, número 616, bairro Abadia. Esta é a sexta ação desta natureza realizada desde janeiro deste ano. O imóvel estava sendo utilizado por usuários de drogas, servindo de abrigo de animais peçonhentos, depósito de lixo, mato alto e criadouro do Aeds Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.
O trabalho de intervenção e limpeza por parte da Prefeitura de Uberaba junto ao imóvel aconteceu depois de várias autuações, sem que nenhuma providencia fosse tomada pelo proprietário da casa. A residência em construção recebeu no mês de março deste ano a autuação correspondente a duas Unidades Fiscais do Município (UFM) pela falta de limpeza. Já no mês de abril, o imóvel sofreu nova autuação, foi multado em oito UFM’s, tendo como motivo, edificação abandonada. Cada Unidade Fiscal do Município corresponde a R$150,00. Todo o custo da limpeza do imóvel será lançado em divida ativa.
De acordo com o diretor do departamento de posturas da Settrans, Renê Inácio de Freitas, existem mais de 70 imóveis na cidade que estão catalogados e monitorados nessa mesma situação, destes, cerca de dez estão em situação critica e já estão em fase de execução para a limpeza. “Sempre tentamos conscientizar os proprietários de imóveis para que façam a limpeza de seus terrenos, principalmente por causa do problema da Dengue, mas nem sempre somos atendidos, aí é necessário tomar providencia mais severa”, Renê disse ainda que não é papel da prefeitura limpar terrenos particulares, mas que isso se faz necessário diante dos focos do mosquito Aeds Aegypti em locais abandonados.
Para o coordenador da Defesa Civil em Uberaba, Rodrigo Luiz Vieira, é fundamental a participação da comunidade nestas ações, denunciando o problema e, a partir daí, começa o trabalho de notificações junto ao proprietário do imóvel. “Temos fiscais na cidade que diariamente trabalham em busca de levantar irregularidades e se necessário autuar. Neste caso específico, o imóvel está abandonado há mais de cinco anos e já vem sendo monitorado há mais de um ano”, concluiu ele.
A aposentada Euzi Vieira da Silveira, moradora da casa ao lado, disse estar satisfeita com o trabalho da prefeitura, uma vez que já não aguentava mais as arruaças de usuários de drogas, sem contar com inúmeros animais peçonhentos encontrados no interior de sua residência.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h